Make your own free website on Tripod.com

Conclusões Pessoais

 

Resultante da pesquisa efetuada, obtive um "autoreconhecimento" das minhas qualidades e deficiências como "docente ".

Atuando como professor universitário e de colégio ( privados ) adquiri alguns conhecimentos, pelo contato com alunos e outros professores que me levaram a desenvolver este trabalho e consequentemente as conclusões que se seguem.

Proposições como a de Peter Weels sobre o paradigma holístico e do Professor Paulo Freire, da Escola Cidadã, deveriam ser consideradas pôr todos nós com muito carinho, principalmente pelas autoridades que cuidam do ensino no Brasil.

 

...O aluno aprende quando ele se torna sujeito de sua aprendizagem. E, para ele se tornar sujeito de sua aprendizagem, ele precisa participar das decisões que dizem respeito ao projeto da escola, projeto esse inserido no projeto de vida do próprio aluno. Não há A educação e aprendizagem sem sujeito da educação e da aprendizagem. A participação pertence à própria natureza do ato pedagógico (Gadotti- Autonomia da Escola – cap.6 Conselhos de Escola – Coletivos Instituintes da Escola Cidadã).....

 

Como professor universitário ( da matéria Informática ) reconheço a necessidade da interdisciplinaridade como fator de grande importância e valia para o aumento do poder cognitivo dos alunos.

Apesar da existência de uma grande quantidade de recursos de informatização disponíveis, a custos reduzidos e de fácil uso, ainda, mesmo nas conceituadas "melhores universidades brasileiras", dá-se aula de cuspe e giz, como no começo do século.

Quanto aos avanços tecnológicos, há uma tendência de desaparecer a figura do professor em sala de aula, mas, enquanto ele existir, deve enobrecer sua função em todos os sentidos.

Como a disciplina Informática, de certa maneira depende e ao mesmo tempo interfere em várias outras, como exemplo : Matérias como Contabilidade, Administração Financeira, Contabilidade e outras similares são disciplinas cujo conteúdo, num processo empresarial qualquer, é passível de ser informatizado, e, simultaneamente subsidia a própria função de informatização da Empresa;

A interdisciplinaridade é de valor inestimável e imprescindível para o melhor aproveitamento e compreensão pôr parte dos alunos. Existem várias matérias que interagem com a Informática, porém, de qualquer forma, é evidente a importância do intercâmbio de informações entre professores, principalmente quando suas matérias possuem caráter técnico, o mesmo se aplicando a cursos técnicos profissionalizantes.

A interdisciplinaridade é sem dúvida alguma a melhor forma de se melhorar a formação profissional e geral dos universitários, além de ser fator de suma importância para o estimulo de pesquisas e de criação da mentalidade de pesquisador.

Alguns professores universitários alegam que " o aluno vem para a faculdade sem base, ensinar-lhes como?....; a partir daí, fica difícil qualquer atitude, tanto pôr parte do professor, quanto pôr parte do aluno. Devemos "pular etapas" pois de outra forma estaremos fadados à estagnação. Outros lecionam ( matérias técnicas tais como Contabilidade ) em período integral, havendo casos em que isso ocorre há muitos anos. Como reciclam se não vivem o dia a dia da profissão?

Aos dirigentes das faculdades e universidades deveria ser imputada a responsabilidade de subsidiarem os professores, de condições e preparação técnica e psicológica para o exercício de suas funções dentro das modernas e evoluídas formas de transmissão das idéias.

 

É muito provável que em futuro próximo, todos os estabelecimentos de ensino conscientizar-se-ão dessa necessidade e buscarão estimular a sua adoção como fundamental.

 


[ Topo da Página ] [ Menu Principal ]

Página Anterior ] Página de Origem ] Próxima Página ]