Make your own free website on Tripod.com

História e Justificativa

 

Sendo minha formação e especialidade Administração e tendo trabalhado durante toda minha vida em sistemas de informação e organização empresarial, é difícil para mim reconhecer o que é realmente um trabalho de pesquisa., e diferenciá-lo de um plano.

As teorias didáticas e pedagógicas são de certa forma "estranhas" visto a minha formação acadêmica e minha experiência profissional, porém, são esses fatores que me levam a tentar efetuar o curso de Mestrado da USP.

Para superar minhas deficiências sobre o reconhecimento de um trabalho de pesquisa, utilizei-me dos livros: Como Elaborar Projetos de Pesquisa Antonio Carlos Gil e o Metodologia do Trabalho Cientifico – Antonio Joaquim Severino, que me deram alguns parâmetros para o desenvolvimento deste trabalho

Objetivando esclarecer de maneira satisfatória as idéias concernentes aos "Saberes e Práticas Docentes" tema principal proposto, fiz algumas descrições teóricas de planos de ensino e de estratégias em classe.

Pretende-se colocar sucintamente, algumas das técnicas que devem ser usadas para que o dia a dia de um professor seja pleno de êxito, alguns de seus problemas mais comuns e sugestões para a solução racional destes. Foi elaborado através da leitura de capítulos de livros, teóricos sobre didática e metodologias de ensino, porém, muitas idéias foram extraídas do vivenciamento da função de professor, e de declarações de outros professores que militam em entidades de ensino particulares.

Professores do ensino privado, que exercem a função em colégios, faculdades e cursos de pós graduação, enfrentam uma grande quantidade de dificuldades e problemas, derivados de uma situação de ensino, sob todos os aspectos, não condizente com o mundo atual, e que não acompanhou os processos de comunicação e informatização existentes.

No intuito de esclarecer o ponto inicial do trabalho foram analisadas distintas formas de se definir Didática

O termo "Didática" é conhecido desde a Grécia antiga e lá significava "ensinar, instruir, fazer aprender". O minidicionário Aurélio apresenta-a como a técnica de dirigir e orientar a aprendizagem, já o dicionário Caldas Aulete coloca-a como a arte de ensinar O domínio corrente da didática ou da atividade educativa.

Muitos compreendem a Didática como um compêndio de técnicas para um bom ensino.

A Pedagogia é o estudo sistemático da educação .É a reflexão sobre as doutrinas e os sistemas da educação.

Didática é uma seção ou ramo especifico da Pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento.

Ambas estudam os métodos de ensino, porém a Didática julga o valor dos métodos de ensino, transformando-os em matéria de integração.


[ Topo da Página ] [ Menu Principal ]

Página de Origem ] Próxima Página ]