Make your own free website on Tripod.com

Sistema de Informação em Educação Mercosul

 

A carência de conhecimento profundo dos sistemas educativos, está entre as limitações que dificultam o intercâmbio mútuo de desenvolvimento de uma política de cooperação no âmbito da educação no Mercosul e que permita viabilizar pautas concretas para as ações conjuntas.

Isto acontece em um momento de pronunciado isolamento entre os sistemas educativos dos quatro países, devido aos processos de desenvolvimento divergentes no campo econômico e social, ausência de políticas conjuntas e a falta de conhecimento e comunicação das experiências.

Este isolamento conspira contra a mobilidade da população, a ampliação dos mercados de bens e serviços e a possibilidade de alcançar desenvolvimentos harmônicos para os conjuntos dos países signatários do Tratado do Mercado Comum do Sul.

O processo de integração do MERCOSUL carece de uma compatibilização das normas que regem os sistemas educativos na Região.

O sistema contém informações sobre ações conjuntas dos países integrantes (projetos e planos de ação no âmbito do MERCOSUL) e dados sobre os sistemas educacionais nacionais.

Sua implementação foi aprovada na X Reunião de Ministros da Educação, realizada em junho de 1996. Cada país tem trabalhado, individualmente, nas informações nacionais de cada nível de ensino e, conjuntamente, nas informações comuns

 

 

8.1 - Constituição do Sistema

 

Organização de informações sobre as negociações no âmbito da Reunião de Ministros da Educação e sobre os sistemas educacionais nacionais.

Realização de Oficinas sobre Estatística Educacional e sobre Gestão da Informação.

Constituição de uma rede regional de informações em Educação, Ciência e Tecnologia

Seu objetivo é de tornar acessível a informação educacional dos países do Mercosul para apoiar a tomada de decisões a nível setorial, disseminar dados educacionais relevantes que permitam a definição de políticas regionais coordenadas e de programas conjuntos de médio e longo prazos que integram o Mercosul Educacional.

Visa ainda intensificar a cooperação acadêmica, promovendo a circulação de informação sobre os diferentes projetos, pesquisas e demandas de grupos acadêmicos, universidades ou centros de pesquisa


[ Topo da Página ] [ Menu Principal ]

Página Anterior ] Página de Origem ] Próxima Página ]